Doce de cacau | Blog da Anette

Doce de cacau

DSCN6368

Resgatar as receitas de antigamente deveria ser um compromisso entre os que adoram cozinhar e descobrir novas combinações gastronômicas. Acredito que olhar com carinho as receitas dos nossos antepassados é uma forma de reencontrar sabores que parecem perdidos no tempo e no espaço. Um tempo de poucos recursos e variedades.

Algumas pessoas levam isso tão a sério que adotam hábitos alimentares antigos e só comem alimentos disponíveis no prato e na horta dos bisavós. Essas pessoas acreditam que uma alimentação mais pura, sem produtos industrializados é a chave para a boa saúde.

Tento fazer a minha parte. Sempre que posso resgato uma receitinha bem antiga. Conto com a ajuda dos cadernos de receitas da minha avó, da minha tia Therezinha e algumas receitas que mamãe aprendeu com a minha bisavó Maria.
Não é uma tarefa muito fácil. Algumas receitas utilizam um prato fundo com medida, outras pedem uma galinha gorda com oveira ??? Que tal rechear um bolo com cacos de vidros ou preparar um talharim “ turbante de frango ???

Para facilitar a sua e a minha vida, decidi optar pelo doce de cacau – sinônimo de simplicidade. A receita é do caderno da tia Therezinha, e ensina a torrar e moer as amêndoas. Felizmente que é possível comprar o cacau natural em lojas e feirinhas de produtos orgânicos.

Decidi fazer o doce de cacau apenas para lembrar o sabor forte que garantia muita energia na hora das brincadeiras na minha meninice.

Doce de Cacau
Ingredientes

400g de amêndoas de cacau
300g de açúcar
2 colheres de sopa de canela em pó
Leite
Prepare assim: Deixe as amêndoas secarem ao sol. Torre em fogo baixo, para não queimar. Esfregue as amêndoas dentro de um pano para retirar a película. Deixe esfriar e passe no moedor ( pode ser no moedor de café ou no processador). Coloque na panela, junte os demais ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, até dar o ponto de corte. Se for necessário, acrescente mais leite. Espalhe o doce em uma superfície untada com margarina, espere esfriar e corte em quadrados.

Tags: , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta