Dia da pizza – ótima oportunidade para reunir amigos | Blog da Anette

Dia da pizza – ótima oportunidade para reunir amigos

 

DSCN5682

10 de julho – Dia internacional e nacional da pizza! Uma boa desculpa para fazer e comer pizza! Prepare em casa com os seus filhos, marido, sogra, cachorro, gato, também – nada de bullying contra os felinos. Combine um encontro informal com os amigos na pizzaria do bairro. Vale contratar um serviço de delivery e até mesmo gastar um boa grana na pizzaria mais baladada da cidade. Só não pode deixar passar em branco. Afinal, a redonda , como a pizza é carinhosa chamada, faz parte da cultura gastronômica do país, especialmente dos que que possuem antepassados italianos e não resistem ao som da Tarantella.

A pizza tem DNA italiano e ponto final. O que existia há mais de 6000 mil anos era uma massa fina, conhecida como “ pão de Abrão” muito mais próxima do atual pão sírio do que a pizza com as características que conhecemos: massa fina ( ou bem grossa ) molho de tomates, azeite, queijo derretido e orégano. Uma coisa bem sem graça que os romanos logo trataram de acrescentar azeite, ervas frescas, pedaços de queijo e frios. O resultado é perfeito.

Queijo derretendo, molho de tomates da mama, fique longe dos molhos industrializados, orégano levemente amassado entre os dedos para levantar o aroma. A cobertura é um capítulo à parte. Não gosto de misturar ingredientes. No final, fica com gosto de tudo e de nada. Prefiro a combinação com quattro formaggi, a margherita e a imbatível prosciutto e muçarela. O que não significa dizer que dispenso as opções com carciofo, funghi, radicchio, azeitonas pretas e tomates secos, sausage bem apimentada e alicce. A última era a opção favorita do meu pai. Demorei um pouco para me acostumar com o sabor salgado. Mas sempre peço ½ pizza com aliccce para matar a saudade.

Vamos ao que interessa. Cadê a receita de pizza, Anette?

A sugestão é quattro formaggi. Escolha a seleção de queijos conforme o seu gosto. A minha leva gorgonzola, muçarela comum, requeijão catupiry e parmesão. Sempre dá para variar e inovar. Um pouco de pecorino, de grana padano, provolone e muçarela de búfala pode substituir o quarteto fantástico e fazer muito sucesso.

A massa é um receita bem antiga, que aprendi com meu pai. Não sei se veio no livro de recitas na minha bisavó ou se papai aprendeu nas perambulações por São Paulo quando era mocinho e solteríssimo. Aliás, São Paulo é a capital nacional da pizza, responsável por devorar 800 mil unidades por ano, ou seja, 53% do total do consumo do Brasil, segundo levantamento realizado pela ECD Food Service, empresa que realiza pesquisas para o mercado gastronômico. A paixão é tão grande que desde 1985, a cidade instituiu o dia 10 de julho para comemorar o Dia da Pizza. A homenagem foi criada pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho. Naquele ano, um concurso elegeria as 10 melhores receitas de pizza de muçarela e margherita da cidade. Empolgado com o sucesso do evento, Carvalho escolheu o dia do encerramento como comemoração oficial da redonda.

- Anette, cadê a receita? Para de escrever um pouco, criatura!!!

Ok. Vocês venceram. Enfim, a receita.

Massa de Pizza

Ingredientes

1kg de farinha de trigo
500ml de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de azeite
2 tabletes de fermento biológico ( a receita de papai era com 2 colheres de fermento seco – em bolinhas )

Prepare assim: Dissolva o fermento com o açúcar. Acrescente o sal, 250ml de água morna e 1 xícara de farinha de trigo. Fica um creme ralo. Misture bem , tampe com um pano limpo e deixe o fermento ativar ( dobrar de volume ). Acrescente o trigo restante ao aos até obter uma massa homogênea e elástica. Deixe descansar em local protegido do vento até dobrar de volume. Divida a massa em 6 pedaços. Abra coma ajuda do cilindro ou do rolo. Coloque em um tabuleiro redondo. Cubra com molho de tomates e a cobertura da sua preferência. Eu usei gorgonzola, catupiry e parmesão e umas folhinhas frescas de manjericão.

Ajudinhas:

Guardanapo estampado lindo – presente da Tia Sonia

Tags: , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta