Cupcake de maracujá | Blog da Anette

Cupcake de maracujá

cupcake de maracujá 011

Por muito tempo engrossei as fileiras dos que olhavam para os cupcakes com olhos de preconceito, de rejeição e de crítica.

Achava os cupcakes meio “ metidos a besta “ , com muita massa, pouco recheio e a cobertura sempre muito gordurosa com gosto de sabão.

Felizmente tive a oportunidade de mudar de opinião. Nos últimos dias tenho pesquisado e testado algumas receitas novas, com a ajuda preciosa da minha sobrinha Mirella, que possui um talento impar para fazer brigadeiros, palha italiana, docinhos e afins.

Depois de algumas fornadas queimadas e testes com vários tipos de coberturas, caímos de amores pelo cupcake com chantilly e calda de maracujá.

Os maracujás foram colhidos no meu jardim. Mais orgânico impossível. O Nero, meu fiel vira –lata, colaborou com a ureia, os mangagás capricharam na polinização e o resultado você confere na foto. Maracujás lindos, com pouca acidez e um perfume digno da Lancôme.

maracuja, salada bl e morangos 007
Preparamos a massa seguindo a receita de bolo infalível da D. Marizinha. Uma montanha de chantilly e uma calda de maracujá fresquinhos. Precisa de mais alguma coisa?

Cupcake de maracujá

 Ingredientes

3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara leite
3 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura

500 ml de creme de leite fresco

Calda

300 gr de açúcar
100 ml de água
300 gr de polpa de maracujá

Prepare assim:Bata as claras em neve. Reserve. Bata o açúcar, a manteiga, e as gemas até obter um creme fofo. Acrescente a farinha de trigo, o fermento e o leite. Bata por mais 5 minutos. Coloque 3 colheres de massa na forminha de papel que já esta na forma de alumínio ou silicone. Leve para assar em forno preaquecido a 180º por 20 minutos. Deixe esfriar para confeitar. Com uma faca faça um buraquinho no meio do cupcake com mais ou menos 2 cm de profundidade por 3cm de largura.

Em uma panela antiaderente, coloque o açúcar e a água e faça uma calda .Quando a calda estiver em ponto de fio, acrescente a polpa de maracujá e deixe ferver, mexendo de vez enquanto, até engrossar.

Prepare o creme chantilly seguindo as instruções da embalagem. Mantenha na geladeira até a hora de usar. Coloque o creme no saco de confeito com bico pitanga. Preencha o buraquinho do cupcake com o creme. Capriche na finalização formando uma montanha de chantilly. Com um colher deixe a calda fria escorrer sobre o chantilly.

Coma sem medo ser feliz.

É bom saber:
Maracujá (do tupi mara kuya, “fruto que se serve” ou “alimento na cuia”) é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloracea.

O maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.

• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação

Ajudinha:
Plaquinha – Hummm delícia!!!  ” surrupiada ” do jantar M. Gerais/Eletromec

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta