Cupcake de fubá com cream cheese e sementinhas de chia | Blog da Anette

Cupcake de fubá com cream cheese e sementinhas de chia

DSCN5550

O que é bom, sempre pode ficar melhor. O cupcake, bolinho americano que faz o maior sucesso nas festas, tem lugar garantido nos livros de receitas das quituteiras brasileiras.

A receita tradicional de cupcake, vamos confessar, não é lá essa maravilha que apregoam aos quatro ventos. A massa quase sempre é meio ressecada e sem sabor. O que salva é a cobertura.

O brasileiro adora bolo molhadinho, amanteigado, com jeito de receita da vovó. Resumindo: com gosto de infância, de casa na roça, de vida simples. O bolo de fubá e a melhor tradução desse sentimento.

A cobertura de cream cheese gera algumas controvérsias. Há quem deteste solenemente e quem ame incondicionalmente. Eu adoro a textura, a cor e a discreta falta de sabor do queijinho cremoso.

Depois do festival de gordices, merecemos, pelo menos um item saudável: a sementinha de chia. Que faz bonito na decoração substituindo as inacessíveis sementinhas de papoula, que muita gente acredita que tem a importação proibida. Isso não é verdade. Ela só é difícil de ser encontrada devido à proibição do seu plantio no Brasil e por conta da resolução da ANVISA que restringe sua importação. Isso porque a partir do fruto da papoula se extrai o ópio, utilizado na produção de heroína. Mas a semente é segura e é uma deliciosa especiaria utilizada em diversos pratos da culinária internacional! Infelizmente a burocracia para se importar é tão grande que os custos deste produto no Brasil se elevaram absurdamente. Enquanto em 2008 encontrava-se a semente por 130 reais o quilo, hoje, a mesma quantidade pode custar 1500 reais. Alô Anvisa, libera aí, né? Só queremos acrescentar um toque charmosinho às nossas receitas. Não estamos pensando bobagem, não!!!!!

A chia é originária do México e suas sementes eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. Mas, a danadinha ganhou fama graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer ao emagrecimento e garantir o corpinho dos nossos sonhos. Consumir a sementinha com frequência significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até o fortalecimento do sistema imunológico. Bom, não é ? Consumir 1 colher de sopa de chia diariamente pode ter impactos positivos na sua vida, mas é claro, que sozinha ela não faz milagres. Alimentação saudável aliada à prática regular de exercícios físicos complementam o ritual que garante longevidade e saúde.

Cupcake de fubá com cream cheese e sementinhas de chia

Ingredientes

3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de fubá
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de sementinhas de chia
250 g de cream cheese em temperatura ambiente

Prepare assim: bata as claras em neve. Reserve. Bata o açúcar, a manteiga, e as gemas até obter um creme fofo. Acrescente a farinha de trigo, o fubá, o fermento e o leite. Bata por mais 5 minutos. Junte as sementinhas de chia e misture bem. Coloque as forminhas de papel nas forminhas de alumínio ou silicone. Coloque a massa nas forminhas ( até ¾ da capacidade da forminha ). Leve para assar em forno preaquecido a 180º por 20 minutos. Deixe esfriar dentro da forminha de alumínio. Coloque o cream chesse em um saco de confeiteiro com o bico pitanga fechado nº 31. Pressione o saco de confeiteiro e gire o cupcake ao mesmo tempo para conseguir uma bela cobertura. Finalize com algumas sementinhas de chia e uma bela cereja ao maraschino. Ficou lindinho e absolutamente delicioso. Bonito por dentro, por fora e quase saudável…

DSCN5566

Tags: , , ,

1 Comentário to “Cupcake de fubá com cream cheese e sementinhas de chia”

  1. As sementes de chia parecem formiguinhas!

Deixe uma resposta