Cuca de morangos | Blog da Anette

Cuca de morangos

DSCN5980

Tem coisa mais bonitinha do que um morango? Vermelho, cheio de pontinhos pretos e o sabor azedinho doce que agrada crianças, adultos e os mais exigentes gourmets.

É fácil de cultivar morangos. Basta uma janela ensolarada, um cantinho no jardim, alguns vasinhos na varanda e você já tem um plantio de morangos para chamar de seu.

Não custa nada tentar. Eu sempre planto morangos. Confesso que a colheita não é tão farta como gostaria, mas é extremamente prazeroso acompanhar cada etapa do desenvolvimento. As flores delicadas, brancas com miolinho amarelo dão lugar a minúsculos moranguinhos verdes. Crescem rápido e logo ficam vermelhos.

Aprendi a plantar morangos com meu pai. Certa ocasião ele plantou um canteiro com muitas mudas. Terra preta, fofa, levemente úmida. Sob as folhas verde, muito escuras escondiam-se morangos enormes. Gigantescos e sem um pingo de agrotóxico.

Meu pai colhia e distribuía para amigos e vizinhos. Não comia nenhum. Eu também não. Era nosso segredo super secreto e indecifrável, com costumávamos brincar.

Atenção!!! Vou revelar o segredo: Os morangos eram religiosamente adubados com o xixi do Nero, nosso vira-latas de estimação. A ureia natural garantia belos morangos e ótimas risadas. Meu pai gostava de fazer essas brincadeiras, gostava de pregar peças, embora tivesse fama de emburrado e durão.

Depois de colher, papai deixava os morangos de molho em água com umas gotinhas de água sanitária. Mas, quem disse que eu tinha coragem de comer um só, sequer!!!! Só de lembrar a cena do Nero , levantando a perninha e fazendo mira. Era desestimulante, por mais saboroso que fosse o morango. Não dava para comer, não!!

Peço desculpas aos amigos que se deliciaram com os morangos.

A cuca de morangos foi feita com morangos de Pedra Azul, os melhores do Espírito Santo, sem agrotóxicos e sem xixi.

Cuca de morangos

Para a massa:

1 colher de chá de fermento biológico instantâneo
3/4 xícara de água
10 colheres de sopa rasas de açúcar
1 ovo inteiro
5 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
uma pitada de sal

Para a farofa:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
12 colheres de sopa de manteiga
raspas de limão a gosto

Para o recheio:

400 g de morangos
açúcar a gosto

Prepare assim Dissolva o fermento na água. Acrescente o açúcar e misture bem. Acrescente o ovo e a manteiga. Por último, adicione a farinha de trigo e o sal e misture até que a massa fique homogênea, mas com consistência mole, desgrudando dos dedos. Coloque a massa em um tabuleiro untado e polvilhado e deixe crescer de 30 a 50 minutos. Espalhe os morangos com o açúcar e cubra com a farofa. Leve para assar por cerca de 40 minutos, em forno pré-aquecido a 150º C.

Farofa:

Misture a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e as raspas de limão em uma vasilha. Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida e solta.

Consultinha ao sábio dos sábios – Dr. Google

A cuca é um bolo tradiconal da confeitaria alemã. Streuselkuchen a designação em alemão que nomeia um bolo (Kuchen) cozido em tabuleiro,feito de massa doce e coberto por uma farofa Streusel, feita com manteiga derretida, açúcar e farinha de trigo. Quase sempre leva uma camada generosa de frutas da estação.

Tags: , , , , ,

1 Comentário to “Cuca de morangos”

  1. A cuca está lindíssima, fiquei desanimada em fazer porque achei muita manteiga para pouco trigo, (para a massa e, para a farofa nem se fala rsrsrsr), bjs querida

Deixe uma resposta