Croque Monsieur | Blog da Anette

Croque Monsieur

croque monseiur, waffle, macarrão com abóbora 002

 

Muito prazer, meu nome é Croque Monseiur, o mais  parisiense dos sanduíches!!!!

A receita francesa tradicional é preparada com fatias de brioche com manteiga, queijo ralado tipo gruyère ou emmental, presunto cozido e molho à base de ovos e creme de leite fresco. Depois de arrumadinho no refratário, leva-se ao forno para gratinar, derreter o queijo e enlouquecer as nossas papilas gustativas.

A versão brasuca  do “ misto quente chique “ leva muçarela,  molho bechamel e noz moscada. Alguns chefs apostam na criatividade e incluem fatias de abacaxi grelhado, de salmão defumado e até presunto de Parma com figos frescos. Resumindo: Croque Monsieur para todos os gostos.

Siga o meu conselho:

antes da primeira garfada, ouça , pelo menos umas duas vezes  Non, Je Ne Regrette Rien, na voz de Cássia Eller. Quer saber por quê? Primeiro, porque a música é linda. Segundo, você precisa se sentir bem confiante e terceiro: você pode se arrepender. O Croque Monsieur é calórico e pode comprometer o contorno da sua cintura. Depois, não diga que não avisei !!!

Anote os ingredientes:

4 fatias de pão de fôrma

1 ½ xícara de molho bechamel

muçarela  ralada  a gosto

2 fatias de presunto cozido

Manteiga

Noz moscada

Prepare assim:  Com uma concha, espalhe metade do molho   bechamel em refratário pequeno. Coloque as fatias de pão na torradeira e   deixe tostar um pouco, o suficiente para ficarem douradas e crocantes. Passe   manteiga nas torradas. Acomode duas sobre o molho. Espalhe uma porção   generosa de muçarela, acrescente o presunto e mais uma camada de muçarela. Feche   o sanduíche e cubra com a outra metade do molho. Polvilhe com noz moscada   ralada na hora.  Leve ao forno  preaquecido a 250ºC. Retire quando estiver gratinado por cima e levemente   tostado por baixo.

Para   fazer o molho bechamel: Em uma panela derreta 1 colher de sopa de   manteiga, acrescente 2 colheres de sopa de farinha de trigo e misture até formar um creminho   levemente dourado. Acrescente 250 ml de leite, aos poucos. Mexa delicadamente   até engrossar. Tempere com sal e noz moscada e está pronto. Um detalhe   importante: cozinhe em fogo baixo para evitar a formação de grumos.

Tags: , , , , , ,

1 Comentário to “Croque Monsieur”

  1. Em que pese a delirante e deliciosa receita do sanduba “chique a valer”, registro aqui meu protesto pelo “muçarela”! Sei que está gramaticalmente correto, mas assim como o “yÔga” (ao invés de “iÓga”) acho duro de engolir! Rsrs…
    Beijos, querida, o blog está arrasando!

Deixe uma resposta