Colomba Pascal | Blog da Anette

Colomba Pascal

colomba pascal 007

O cheirinho das especiarias foge da cozinha e invade a casa. Não apenas a casa, mas toda a vizinhança, que logo desconfia que algo delicioso esta pronto a sair do forno.

Este ano não assei a colomba. Mamãe ganhou uma de presente e considerei que seria um exagero. Muita comida para pouca boca. Aqui em casa, apenas ela e eu não dispensamos a colomba no café da manhã de Páscoa e na ” Pasquetta”, a segunda-feira de Páscoa.

 A receita italiana tradicional é feita com amêndoas, favas de baunilha e laranja cristalizadas, de verdade, bem diferente das misturinhas vendidas no Brasil. As frutinhas picadas são feitas com mamão verde colorido artificialmente, sem gosto e sem textura. Em nada lembram o sabor delicado e azedinho das casquinhas de laranja. Até uns quatro anos atrás era possível encontrar a colomba com olhinho de cereja e coberta de lâminas de amêndoas simulando as penas do pássaro.

Hoje, comemos a colomba, sem saber o seu significado. Atualmente as padarias produzem colombas em formato oval. Lamentável, pois o significado do bolo esta expresso justamente no formato de pombinha, símbolo mundial da paz e vai muito além do mundo capitalista e comercial de hoje em dia. As amêndoas foram substituídas por castanha de caju picadinha. A massa leve desmancha na boca e enche o paladar com o sabor de Páscoa. Um pouco de história: Conta-se que há muito tempo, no norte da Itália, na Lombardia, um lugarejo chamado Pavia, foi atacado pelo exército de Albuino, o rei dos Lombargos.

Um confeiteiro local, possivelmente morrendo de medo,  resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível e decidiu poupar o vilarejo do ataque.

No simbolismo cristão o bolo representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, após a ressureição de Jesus Cristo, sinalizando a paz entre os homens

  Receita de Colomba Pascal – copiada do livro de receitas da tia Therezinha

Ingredientes para fermentação:
200 ml de leite morno
60 gr de farinha de trigo
80 gr de açúcar
60 gr de fermento biológico fresco

Ingredientes para massa:

250 g de manteiga sem sal amolecida
840 g de farinha de trigo
100 de casquinha de laranja cristalizada picada
100g de frutas cristalizadas
160 g de açúcar
1 colher de sopa de licor de laranja
1 colher de sopa de raspas de laranja
5 ovos
1 fava de baunilha
Ingredientes para cobertura:
100 g de açúcar de confeiteiro
2 claras
1 colher de sopa canela em pó
lâminas de amêndoas

Prepare assim:
Em uma tigela grande dissolva o fermento e o açúcar. Junte a farinha e o leite e misture bem. Cubra com filme plástico e deixar crescer por aproximadamente 30 minutos.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Sem parar de bater, junte os ovos um a um e 1 xícara de farinha de trigo. Acrescente a baunilha, as raspas e o licor e bata novamente até formar um creme. Junte o creme à massa crescida. Coloque as frutas e o restante da farinha. Agora, é hora de sovar a massa, delicadamente. Em seguida, divida em 3 formas em formato de pombinha e  deixe descansar por 30 minutos. Bata na batedeira as claras com o açúcar. Pincele as claras batidas na massa. Polvilhe a canela em pó e decore com as lâminas de amêndoas. Asse em forno pré-aquecido a 180° C por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar para colocar o olhinho de cereja.

Ajudinhas:

Coelhinha fofa – presente da minha Dinda. É um casal de coelhinhos, mas ele preferiu não ser fotografado, esta sujo de chocolate, preparando os ovinhos…..

Tags: , , , , ,

1 Comentário to “Colomba Pascal”

  1. Hummmmm, deve ser deliciosa, vou tentar fazer.
    Boa Páscoa!
    Beijos

Deixe uma resposta