Carne ao molho de café | Blog da Anette

Carne ao molho de café

carne ao molho de café 008

Da xícara para o prato. Até bem pouco tempo o café era presença confirmada ao final de uma boa refeição. A verdade é que um ingrediente tão saboroso não poderia ficar preso ao posto de mero coadjuvante. A cada dia, o café ganha mais espaço nos menus de alta gastronomia. As preparações com café não se limitam as sobremesas e aos bolos, mas também em pratos salgados resultando em combinações surpreendentes. A bebida é responsável pelo sabor, cor e aroma de molhos que acompanham carnes.

Recentemente, passei uma semana em Irupi. Um município capixaba, produtor de café, localizado na Serra do Caparaó. Lugar de muito frio e de pessoas amáveis que me receberam com carinho. Lá, aprendi a receita de carne com molho de café. O molho tem um sabor marcante que tem tudo a ver com o paladar dos capixabas, que adoram café.

A utilização do café na gastronomia é muito recente e isto é ótimo. Sinal que há muita coisa ainda para ser inventada. A modinha do café gourmet, com certeza, é um grande incentivo à criatividade. Uma detalhe: a aceitação da utilização do café em pratos salgados é muito boa, e esse fator instiga ainda mais a nossa vontade de criar comidinhas bem gostosas com o ingrediente que esta presente à mesa de 10 entre 10 brasileiros.
‘ Bora para a cozinha.

Carne ao molho de café

Ingredientes

1 kg de alcatra cortada em cubos
1 colher de sobremesa de alho amassado
1 pitada de orégano
1 colher de sobremesa de sal
1 cebola ralada
400ml de molho de tomate
4 colheres de sopa de azeite
1 copo de cerveja preta
1 copo de café bem forte
1 xícara de creme de leite fresco

Prepare assim: Refogue o alho e a cebola no azeite. Junte os cubos de carne e frite até ficar bem dourada. Acrescente os demais ingredientes (menos os café e o creme de leite), tampe a panela de pressão e cozinhe por 10 minutos. Abra a panela depois do término da pressão. Experimente o tempero e verifique se a carne esta macia. Quando finalizar o cozimento, junte creme de leite e deixe o molho encorpar. Finalize acrescentando o café e desligue o fogo. Recomenda-se não ferver o molho para evitar o amargor. Sirva com ervilhas refogadas na manteiga e cebolinhas em conserva Cepêra. O sabor picante das cebolinhas cria um contraste com o sabor adocicado molho. Vale a pena conferir

cebolinha cepera 004

 

Tags: , , , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta