Bruschetta de pão de azeitona com provolone e bacon | Blog da Anette

Bruschetta de pão de azeitona com provolone e bacon

p+úo de azeitona 018

Falar das maravilhas da culinária italiana é quase uma redundância. Come-se muito bem naquela terra. É incrível. Cada restaurante uma descoberta. Até mesmo nas barraquinhas de rua a comida tem destaque. Só os pães merecem um comentário exclusivo. Façam suas apostas, senhores: pães sofisticados ou rústicos? Prefiro o segundo. Densos, aromáticos e surpreendentes. Perfeitos para qualquer hora do dia e da noite que a nossa gula reclamar por uma atenção extra. O meu favorito é o pão de azeitona preta, que utilizo para preparar uma bruschetta imperdível.

A Bruschetta tem origem antiga, é um dos inúmeros jeitinhos que a sabedoria popular inventou para não desperdiçar um alimento sagrado como o pão quando este  começa a endurecer e ficar ressecado. O nome Bruschetta deriva do verbo italiano bruscare e significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Existem infinitas possibilidades e combinações para preparar uma bruschetta. Depende da sua fome ou do que estiver disponível na geladeira.  Legumes grelhados, frios, queijos, folhas verdes, azeite – tudo, pode ser transformado em uma bruschetta. Prefiro uma combinação de sabores fortes com um toque de mel. Confira o modus operandi da bruchetta que ilustra o post.

No forno bem quente, toste por 10 minutos, uma fatia de pão italiano ou outro de sua preferência, besuntado levemente com um pouco de azeite. Enquanto isto, corte umas quatro fatias de bacon em cubinhos e frite com cebola cortada em rodelas. Tire o pão do forno, coloque imediatamente uma fatia grossa de provolone fresco, bem molhadinho. Arrume o bacon frito, regue com azeite e mel. Esta pronta uma delícia bem calórica. Para não ficar com a consciência muito pesada, acrescente umas baby leaves de agrião.

Mangia, che ti fá bene!

 Pão de azeitona preta

Ingredientes

1 tablete de fermento para pão

1 xícara de água morna

4 colheres de sopa de azeite de oliva

2 colheres de chá de sal

3 xícaras de farinha de trigo

2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de cebolinha verde picada

2 xícaras de azeitona preta picada

Prepare assim

Numa tigela funda, desmanche o fermento na água, junte 2 colheres  de azeite, o sal e 1 xícara de farinha e misture bem. Transfira para uma bancada e junte o restante da farinha. Trabalhe a massa até ficar bem lisa e homogênea.  Coloque a massa numa tigela seca, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Junte à massa o alho, a cebolinha, a azeitona e o restante do azeite, misturando bem. Modele o pão e coloque numa forma untada e polvilhada (fôrma de bolo inglês). Pincele com gema dissolvida em azeite e deixe crescer novamente por cerca de 25 minutos. Preaqueça o forno em temperatura e coloque o pão para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta