Bolo de Reis | Blog da Anette

Bolo de Reis

bolo de reis 1 016

Hoje é Dia de Reis, em homenagem aos três reis magos que levaram presentes ao menino Jesus. Na França, há uma tradição deliciosa criada por Luis XIV, o Rei Sol: o bolo festivo batizado galette des rois.

Na época, o rei pediu que fosse escondida uma fava dentro da massa, daí quem, por sorte, pegasse o pedaço premiado com a fava deveria servir o quitute no ano seguinte. Hoje, a coisa toda está bastante difundida mundo afora – e a gente ama.

A brincadeira é comer com pessoas queridas e ver quem tem a sorte de ganhar o pedaço com o “brinde” escondido no bolo. A pessoa que o encontra torna-se o rei do dia e tem o direito de usar uma coroa fantasia durante a celebração. Boa festa!

Na minha casa o Bolo de Reis, feito Mamy`s,  leva passas e frutas cristalizadas, ganhou um laço verde, lindinho,  e  florinhas de extremosa rosa. Ficou meio escola de samba, meio Estação Primeira de Mangueira. Mas, fazer o que? Mamãe é carioca, gente !!!!!

A extremosa,também conhecida por resedá e janeirinho, é um arbusto que floresce no início do verão e atrai centenas de minúsculas e atarefadas abelhas. Um vai e vem de dar gosto. A florada deste ano ficou um pouco prejudicada por causa das chuvas intensas. Mas, ainda tem flores suficientes para garantir a produção de mel das abelhas e um visual lindo no meu jardim. Dois bons motivos para dar graças à vida!!!

Receita de Bolo de Reis

4 ovos
250 g de farinha de Trigo
200g de açúcar
70 g de manteiga
200 ml de leite
15 g de canela
15g de fermento
70 g de nozes moídas
70 g passas
100 g de frutas cristalizadas

 Prepare assim: Bata as claras em neve firme e reserve. Bata a margarina, as gemas, a canela e o açúcar até obter um creme fofo e claro. Acrescente a farinha de trigo, alternando com o leite. Por último acrescente o fermento e claras, misturando delicadamente. Finalize com as passas e as frutas cristalizadas. Coloque na forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 45 min.

Ajudinha:
[email protected]

Receita surrupiada do caderno de D. Mariazinha

 

Tags: , , , , , ,