Bolo de limão siciliano | Blog da Anette

Bolo de limão siciliano

bolo limão siciliano 2 002

Vivo uma paixão declarada  pelo limão siciliano. É só dar uma passadinha na seção de cítricos do supermercado ou feira e meus olhos  já buscam a fruta que desperta o meu olfato.

É lindo – o Gianecchini do pomar, mas azedo prá valer. Aliás, é o que  se espera de um limão de verdade.

O limão siciliano chegou na Europa no período das viagens marítimas. Era considerado um produto de luxo , utilizado para ornamentar igrejas e como medicamento. Mais tarde, graças à sua casca extremamente aromática começou a ser utilizado na produção de óleos essencias, perfumes e sabonetes . Da perfumaria para a cozinha, foi um pulo. O limão siciliano assume papel de protagonista em preparações doces ou salgadas.

Ainda é utilizado na medicina natural para tratar a carência de vitamina C e continua sendo um produto de luxo. Em algumas épocas o preço pode chegar a R$ 12,00 o quilo. Amaaargo e salgado!

A boa notícia é que voce não precisa de comprar muitos limões para conseguir um ótimo resultado. Um limão é suficiente para garantir o sabor azedinho do bolo. A casquinha ralada adicionada ao glacê de açúcar, além de aromatizar,  acrescenta um charme extra. Lembre-se de deixar umas casquinhas para decorar.

O bolo de limão siciliano é delicado e delicioso, perfeito para um encontro com amigas, ou se voce for muito sortuda com o próprio Gianecchini, em carne e osso, que eu espero, seja um doce de pessoa.
giane                                                                           Muito lindo, não???

Ingredientes

150 g de manteiga em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

2 ovos grandes em temperatura ambiente

¼ xícara de leite

2 colheres de sopa de suco de limão siciliano

1 1/3 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

Glacê

2 colheres de sopa de suco de limão siciliano

1 xícara de açúcar de confeiteiro

Prepare assim: Bata a manteiga com o açúcar. Adicione um ovo de cada vez, batendo bem. Junte o leite, o suco de limão, a farinha e o fermento. Despeje a massa em  uma fôrma untada com manteiga e leve para assar em forno preaquecido a 180° por 30 a 40 minutos ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Espere esfriar e desenforme.
Enquanto o bolo assa, prepare a glacê: misture o suco de limão com o açúcar até obter um glacê liso. Derrame em cima do bolo e decore com a casquinha de limão.

Foto: Reinaldo Gianecchini: Globo.com

Ajudinhas:

Papel de seda fofo, presenta da Fernanda Julião

Flor de manacá – do meu jardim – claro !!!!

Tags: , , , , , , , , ,

1 Comentário to “Bolo de limão siciliano”

  1. COMPROVEI E ADOREI . A RECEITA, A FLOR E O PAPEL DE SEDA .VOCÊ É FERA ! BEIJOS

Deixe uma resposta