Bolo de chocolate | Blog da Anette

Bolo de chocolate

bolo de chocolate

 Antigamente, a Páscoa era uma festa pagã que comemorava o início da primavera no hemisfério norte. Um tempo de fartura, de colheita e de alegria.

Com o advento do cristianismo, a Páscoa, se transformou em uma comemoração religiosa.  Uma festa deliciosa, repleta de símbolos herdados do paganismo: tem ovo de chocolate, coelhinhos, bacalhau, torta capixaba, colomba pascal, mais chocolate. O símbolo que mais me encanta são os ninhos de passarinhos com ovos. Símbolo de casa, de família, lugar de proteção, de maturação, de aconchego e fertilidade. A Páscoa assinala um tempo de renovação em nossas vidas.

No domingo de Páscoa, o café da manhã é caprichado e espero ansiosamente pela fornada de bolo de chocolate. Minha mãe assa o bolo na sábado à noite, dormimos com a casa perfumada de chocolate a baunilha. Confesso que não resisto e tiro umas lasquinhas do bolo ainda quente, tudo sob o olhar verde claro de reprovação da minha mãe.  Às vezes ela finge que não vê. Em outras, é cúmplice. Mas uma coisa é certa: o bolo só é cortado no domingo. Para não quebrar o encanto e a ternura. Para não apagar a magia.

Este ano, a Páscoa se renova com a chegada do Bernardo. Não vai comer bolo e muito menos ovo de chocolate, não vai entender as pegadinhas de coelho na varanda, mas vai aprender o significado de ninho.

Bolo de chocolate da mamãe

Ingredientes

3 ovos

2 xícaras de açúcar

1 xícara  leite

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de chocolate em pó

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de fermento em pó

Prepare assim : Bata as claras em neve. Reserve. Bata o açúcar, a manteiga e as gemas até obter um creme fofo. Acrescente a farinha de trigo, o chocolate, o fermento e o leite. Bata por mais 5 minutos.  Coloque a massa em um tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha de trigo.  Leve para assar em forno preaquecido a 180º por 35 minutos. Deixe esfriar, desenforme, corte em quadrados e sirva. Purinho, sem caldas, sem cobertura de brigadeiro ou açúcar polvilhado. Só o sabor do chocolate. Gosto de infância.

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta