Bolinho de cenoura com ganache de chocolate meio amargo | Blog da Anette

Bolinho de cenoura com ganache de chocolate meio amargo

halloween 2 002

Booh! Travessuras ou Gostosuras?

Na dúvida, fique com as duas opções, afinal é Halloween !!! Uma festa importada dos EUA e da Irlanda que faz o maior sucesso entre a garotada e deixa os folcloristas brasileiros de cabelos em pé.

A brincadeira de “travessuras ou gostosuras” é originária de um costume europeu do século IX, chamado de “souling” . No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu!

O tempo passou e a festa ganhou um forte apelo comercial. No Brasil, a festa recebe o nome de Dias das Bruxas e é comemorada em escolas, principalmente as de língua inglesa. A garotada capricha na decoração fantasmagórica, nas fantasias de bruxa e no cardápio.

Festa do Dia das Bruxas que se preze tem que ter comidas assustadoramente irresistíveis. A dica é abusar do chocolate, da abóbora e do marshmallow.

Se, por acaso, alguma criança bater à sua porta, nem espere pelo tradicional: travessuras ou gostosuras. Sirva o bolo de cenoura recheado com ganache de chocolate meio amargo. Não é cupcake é bolinho, nas cores símbolo da festa – cor de abóbora e preto. Fica muito gostoso e vai ter uma fila de bruxinhas e fantasminhas querendo experimentar.

Viva intensamente e viva muito melhor!!!

Bolo de cenoura

Ingredientes

3  ovos

1 1/2 xícaras de açúcar

2 xícaras  de farinha de trigo

1 colher  de sopa de fermento

1 xícara de óleo de soja

3 cenouras médias e cruas

1 pitada de sal

Prepare assim

Limpe e corte as cenouras em pedaços pequenos. Bata no liquidificador : ovos, óleo, sal e cenoura. Despeje em uma vasilha com a farinha, açúcar e fermento e mexa delicadamente. Quando a massa ficar homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno. Retire do forno e deixe esfriar. Com uma colher, abra uma cavidade na parte superior do bolinho para preenche com a ganache.

Prepare a ganache derretendo 150g de chocolate meio amargo no microondas ou em banho-maria.  Transfira para uma panelinha, acrescente 1 colher de sopa de manteiga e 200g de creme de leite fresco. Cozinhe em fogo baixo e mexa até ficar um creme homogêneo. Desligue o fogo e recheie os bolinhos.

Matando a curiosidade:

Ganache é um creme de chocolate usado na confeitaria francesa. Versátil, pode ser usado como cobertura ou recheio.

Os fantasminhas camaradas são um presente da minha Dinda. A fita veio na mala da Candy. As abobrinhas são da minha gaveta de traquitanas. O prato de bolo é da mammy’s.

Tags: , , , , ,

1 Comentário to “Bolinho de cenoura com ganache de chocolate meio amargo”

  1. Uhm, gostoso e nutritivo, parabéns pela ideia ! Abraços Sérgio Gaeta.

Deixe uma resposta