Biscotti cantucci de amendôas | Blog da Anette

Biscotti cantucci de amendôas

cantucci 007

” Era uma vez uma moça que estava à espera de seu vôo, na sala de embarque de um grande aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas pelo seu vôo, resolveu comprar um livro para matar o tempo. Comprou, também, um pacote de biscoitos.

Sentou-se numa poltrona, na sala VIP do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz.
Ao seu lado sentou-se um homem. Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Apenas pensou:
“Mas que cara de pau! Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse!”

A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo a deixava tão indignada que não conseguia nem reagir. Quando restava apenas um biscoito, ela pensou: “o que será que este abusado vai fazer agora?”

Então o homem dividiu o último biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela.

Ah! Aquilo era demais! Ela estava bufando de raiva! Então, ela pegou o seu livro e as suas coisas e se dirigiu ao local de embarque. Quando ela se sentou, confortavelmente, numa poltrona já no interior do avião, olhou dentro da bolsa e, para sua surpresa, o pacote de biscoitos estava lá, ainda intacto, fechadinho.

Ela sentiu tanta vergonha!

Só então ela percebeu que a errada era ela, sempre tão distraída!

Ela havia esquecido que seus biscoitos estavam guardados, dentro da sua bolsa.
O homem havia dividido os biscoitos dele sem se sentir indignado, nervoso ou revoltado, enquanto ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar dividindo os dela com ele.

E já não havia mais tempo para se explicar, nem para pedir desculpas…

A estória eu encontrei há bom tempo vascunhando sites, infelizmente, não guardei o crédito, nem o nome do autor.

Eu também ficaria uma fera se alguém atacasse o meu pacote de biscoitos. Só a Mariana vai entender o quanto fico incomodada em dividir algumas coisas que gosto muito de comer. Em algumas situações eu faço um planejamento mental de como, quando e onde vou atacar alguma comida. Especialmente biscoitos. Os cantucci do post eu comprei no Rio em dezembro de 2013, em uma das centenas de investidas aos supermercados. Só comi agora, quando a validade já assinalava que estava por vencer.

Ficou o tempo todo guardado. Meu pequeno tesouro italiano. Abri a caixa com precisão cirúrgica para não estragar a tampa. Ao cortar o pacote laminado fui surpreeendida com o cheiro das amendôas e da baunilha. Indescritível. Muito bom!!

O cantuccio é um biscoito italiano, da região da Toscana. É duro de doer, mas absolutamente delicioso. A tradição recomenda servir com Vin Santo ou embebido em café espresso, após às refeições. A delícia é altamente calórica. Cada 100g contém 400 calorias e pode, sim, comprometer a silueta.

Um provérbio italiano, porém fornece um bom álibi aos mais gulosos:

“ O que mais engorda na confeitaria é o bolso do doceiro”. Assim espero!!!!

Biscotti cantucci de amendôas

 Ingredientes

300g de açúcar
3 ovos
3 gemas
500g de farinha de trigo
200g de amêndoas tostadas, levemente picadas
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de laranja
1 colher de chá de bicarbonato de sódio ou fermento em pó
1 gema para pincelar

Prepare assim: Bata na batedeira o açúcar com os ovos e as gemas até ficar espumoso. Adicione a farinha de trigo, as amêndoas, o sal, a essência e o bicarbonato. Neste momento a massa fica pesada e o jeito é apelar para uma colher de pau ou espátula. Misture delicadamente até obter uma massa macia.

Coloque a massa em tabuleiro untado. A massa deve ficar com 2 ou 3 cm de altura. Pincele com a gema e leve assar por 15 minutos em forno preaquecido a 190°C. Retire do forno e corte em fatias diagonais de 2cm de largura e leve ao forno novamente por mais 10 minutos para dourar (se for necessário, vire os biscoitos na metade do tempo), os biscoitos têm que estar bem assados e sequinhos. Depois de frios, guarde em recipiente hermético para melhor conservar.

cantucci 003
Ajudinha:
Receita do cantucci, ganhei da Marisa Woelffel, no tempo da faculdade de Gastronomia
Pachtwork catedral, presente da minha Dinda Sueli

Tags: , , , , , , ,

1 Comentário to “Biscotti cantucci de amendôas”

  1. Ói eu aí travez! Sim, prima, só eu sei como você não gosta de dividir comida…porque dividimos esse gene, provavelmente. Só para deixar o leitor do blog a par da loucura, a minha chega ao seguinte nível: num certo pote de chicletes, vêm 28 unidades, as quais meto na boca de 4 em 4. Se alguém me pede um chiclete chega a dar calafrio, suor nas mãos, faniquito. Como fazer com o número ímpar de chicletinhos!? Só os Musso-Monteiro entendem o drama…

Deixe uma resposta