Aroeira ou pimenta rosa | Blog da Anette

Aroeira ou pimenta rosa

DSCN5299

Barulho de buzinas, ruas e avenidas engarrafadas, calor saariano, o tempo abafado sinalizando alguma mudança de temperatura. E no meio de toda confusão eu estava esperando um táxi que não chegava nunca.

Aos poucos fui me distanciando da loucura do final de tarde que antecedeu o feriadão.
Tinha acabado de sair da feirinha orgânica que acontece toda quarta-feira na Praça do do Papa, na Praia do Suá. É lá que abasteço a geladeira com cenourinhas, folhas verdes fresquinhas, milho verde, tapioca. O bom é quem sempre tem uma novidade e ainda encontro amigos que compartilham o hábito de consumir produtos orgânicos.

O final de tarde foi anunciado por uma revoada de passarinhos em direção aos pés de aroeira, que nesta época estão carregados de sementinhas. A passarinhada fez a festa e foram para seus ninhos com o papinho cheio.

Um guardador de carros, que ficou meu amigo, me ajudou a arrancar um galho com vários cachinhos de frutinhas. Acho que não vai fazer falta os passarinho. Tem muita aroeira por lá. Tem aroeira pelos quatro cantos da ilha de Vitória é só prestar atenção.

Meu taxi chegou e finalmente pude voltar para casa, absolutamente feliz e planejando o que fazer com as minhas pimentinhas rosas.

A pequena semente do fruto da aroeira vermelha, redondinha e lustrosa, é considerada uma especiaria e é utilizada essencialmente para acrescentar sabor e refinamento aos pratos da culinária. O sabor suave e levemente apimentado da aroeira vermelha, bem como sua bonita aparência, de uso decorativo, permite o seu emprego em variadas preparações, podendo ser utilizada na forma de grãos inteiros ou moídos.

Introduzida na cozinha européia, com o nome de aroeira poivre rose (pimenta-rosa), a aroeira vermelha acrescentou um gostinho tropical à nouvelle cuisine.
As sementinhas possuem propriedades terapêuticas e são indicadas no tratamento de azia, gastrite, febre, tosse, bronquite, reumatismo, íngua, dor-de-dente e outros probleminhas de saúde. O óleo de aroeira é disputado pela indústria de comésticos.
Agora só falta a receita!!!!

Ajudinha

http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp?f_cod=13

Tags: , , , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta