Aniversário do Blog | Blog da Anette

Aniversário do Blog

DSCN6213

Oba!! É aniversário do blog e vai ter bolo.

O costume de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma antiga. Ah, os romanos ! Sempre criando as melhores coisas da vida.
A origem da festa esta ligada à ideia de que, na data de aniversário, anjos malignos vinham roubar o espírito do aniversariante ( ui!!!) e era preciso tomar medidas para prevenir essa maldade. Nada melhor do que uma boa festa, com oferendas e música para apaziguar os anjos decaídos, não? A festa pagã, só foi adotada pela igreja católica no século 5, quando foi instituída a celebração do nascimento de Jesus.


A deliciosa tradição do bolo redondo surgiu na Grécia. O bolo era a representação da lua cheia e a deusa da lua cheia era Artemís, que adorava bolo, embora fosse bem magrinha, como convém a uma deusa. A receita grega de bolo era uma mistura de grãos integrais amassados, frutas secas e mel. Tudo muito saudável. Com o passar do tempo o bolo ganhou ingrediente nobres, cobertura de açúcar refinado, recheios bem gordurosos,chocolate, ovos. Enfim, tudo que, em pouco tempo, transformaria Artemís em uma matrona bem rabugenta.

O blog comemora 1 ano. Um bebezinho cheio de personalidade e feliz com os resultados alcançados. Escrever um blog sobre comidas e bebidas é uma tarefa extremamente saborosa. Dá um trabalhão!!! Escolher a receita, os ingredientes, preparar, fotografar, escrever e postar. Pensou que acabou? Ainda tem a cozinha para arrumar, o lixo para colocar fora e a tranqueira para guardar. Tem que experimentar todas as receitas e isso pode render quilinhos indesejáveis. Euzinha já acumulo uns 3 centímetros na circunferência da cintura. E apesar dos esforços, eles permanecem irredutíveis e não dão a menor pinta que irão embora por livre e espontânea vontade. Tenho que intensificar a malhação e diminuir a comilança.

Ao longo dos 12 meses, aprendi muito, ri muito, fiz novos amigos, peguei vírus de toda sorte. Mas estou amando e convido você para continuar por aqui, me incentivando, trocando receitas e vivendo momentos de muita felicidade. Obrigada.

Bolo de aniversário

Ingredientes 

Pão de Ló
4 ovos
8 colheres de sopa de água
2 xícaras de chá açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Recheio
2 latas de leite condensado
Marshmallow
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
3 claras em neve
Prepare assim
Pão de ló : Na batedeira bata as claras em neve e reservar na geladeira. Na batedeira bata as gemas com a água até obter consistência de claras em neve. Coloque o açúcar e bata bem, depois acrescente a farinha de trigo e o fermento. Desligue e acrescentar por último as claras em neve mexendo a mão. Asse em forma (redonda alta) untada e polvilhada com farinha de trigo.
Recheio: Cozinhe as latas de leite condensado na panela de pressão, após levantar pressão marcar 20 minutos e desligar. Deixe esfriar par abrir.
Marshmallow: Leve ao fogo o açúcar e a água até ficar em ponto de fio. Enquanto isso, deixe as claras batendo e quando a calda estiver no ponto, sem desligar a batedeira, vá colocando a calda nas claras em neve batendo até para de sair fumaça e ficar um creme liso. Espalhe sobre o bolo e decore com flores frescas e lindinhas.

Tags: , , ,

1 Comentário to “Aniversário do Blog”

  1. Parabéns Blog!!! Ando meio devagar nas visitas e comentários mas amo com foooorça! Vida longa ao blog é muito mais receitinhas deliciosas – de VER, claro…
    BEIJÃO!

Deixe uma resposta