Alimentos ” feios “ | Blog da Anette

Alimentos ” feios “

limão siciliano ana laura lahas

Limão siciliano ” feio “

  ” Adoro feira e acho que a de alimentos orgânicos tem um charme a mais. Gosto da beleza incomum dos morangos quando a época é boa, do verdes das folhas de rúcula e alface, dos chuchus em miniatura, do pão caseiro, das mexericas minúsculas, mas deliciosas, do cenário, de tudo. Mas conhecia pouco sobre o assunto quando, há alguns meses, a editora da Vida Simples pediu que eu escrevesse sobre alimentos “feios” com este limão siciliano da foto, produtos sem agrotóxico e inciativas que de alguma forma ajudassem a reduzir o desperdício de comida no mundo. A reportagem saiu na edição especial sobre Otimismo que esta nas bancas.

Pesquisei, entrevistei chefs de cozinha, feirantes, sociólogo, economista, coach em saúde integrativa e a dona de um serviço de festas na Alemanha que usa apenas ingredientes descartados por causa de suas imperfeições estéticas. E fiquei impressionada com o modo como jogamos coisa fora em um planeta onde 870 milhões de pessoas – uma em cada oito – sofrem de desnutrição crônica e 2,5 milhões de crianças morrem de fome antes de completar cinco anos de idade, A cada 365 dias 1 bilhão e 300 milhões de comida manchada, deformada ou amassada, como brócolis pouco vistosos, cenouras de duas pernas, tomates maduros demais e morangos murchinhos, são jogados literalmente, na lata de lixo, simplesmente porque fogem do padrão propaganda de margarina.

Não é papo de ecochato, mas acredito que precisamos, mesmo, pensar a respeito, aproveitar melhor a comida apesar dos defeitos físicos, apostar sempre que possível em frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos e produzidos perto de casa, usar cascas de abacaxi pra fazer suco, tomates passados para fazer molho, casca de abóbora pra fazer aperitivo e um monte de outras coisas que tem gente por aí ensinando a fazer, para reduzir as perdas que chegam a um terço da produção do mundo. Afinal, como diz o ditado, beleza e formosura não dão pão nem fartura, beleza não se põe à mesa.”

Texto de Ana Laura Lahas, jornalista e escritora

Tags: , , ,

Nenhum comentário :(.

Deixe uma resposta